terça-feira, 13 de novembro de 2012

E o Flu é o Campeão!

O final de semana foi recheado de futebol. Mas se resumiu mesmo à vitória do Fluminense, que se tornou, antecipadamente, o Campeão Brasileiro de 2012. Num jogo emocionante, viu-se de tudo, e o melhor, gols, cinco gols para abrilhantar ainda mais o título do Tricolor. Dois times, cada um com seu objetivo traçado, cada um com seu estilo de jogo, cada um com seu artilheiro... O jogo Palmeiras x Fluminense, realizado no domingo, em Presidente Prudente, a 600 km da cidade de São Paulo, e a 13 horas de viagem do Rio de Janeiro (!!), era o jogo mais importante da rodada, porque deste jogo poderia sair, e saiu, o Campeão de 2012. 
O Palmeiras entrou em campo "um pouquinho" aliviado pela derrota da Portuguesa no sábado, em ótimo jogo contra o Botafogo, onde o mesmo se impôs e pareceu acordar às vésperas do término do campeonato. Talvez, se o Botafogo tivesse mantido essa garra e vontade o campeonato todo, ou ao menos apresentado esses bons momentos mais frequentemente, estaria brigando mais lá em cima na tabela... Mas, não foi o que aconteceu. E por esse motivo, o Botafogo está cumprindo tabela, apenas. Tem chance de uma vaga para a Libertadores? Sim, matematicamente sim, mas não depende só de si... Venceu a Portuguesa jogando muito bem, com direito à polêmica, e ajudou o Palmeiras a respirar no campeonato,e sonhar, ainda, com a permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Missão difícil, quase impossível do Porco, que precisa vencer seus três últimos, e ainda torcer por derrotas de Sport, Portuguesa e Bahia.
Do outro lado, o Fluminense tinha a seu favor o elenco estrelado, e uma grande vantagem que o tornaria campeão ganhando o jogo, ou mesmo empatando, dependendo do resultado do vice-líder. O jogo começou com o Palmeiras querendo jogar água fria na festa do líder Flu, fazendo uma grande pressão, jogando com raça e desespero. Mas com a frieza e eficiência de sempre, marca registrada dessa equipe do Fluminense, o artilheiro Fred abriu o placar no final do primeiro tempo. E no começo do segundo tempo, mais uma vez Fred chuta, e desta vez ajudado pelo zagueiro Mauricio Ramos, o Flu abre 2 x 0. Em São Januário, o Vasco empatando com o Atlético Mineiro, dá ao Flu o título do BR-12 antecipadamente. Mas como o jogo só acaba quando o juiz apita o final, e para aumentar a emoção, porque para o Fluminense só vale ganhar e ser campeão com muita emoção, em lance de sorte, o Palmeiras faz seu gol com o goleador Hernan Barcoos. E, heroicamente, no lance seguinte, arrancou o empate. Com esse resultado, não haveria mais campeão consagrado neste domingo, ficando a decisão para a próxima rodada. 
Mas, não se pode esquecer que o Flu tem o artilheiro do campeonato. O melhor atacante em atuação no Brasil. E não se deixa um jogador desse sozinho dentro da área, aos 43 minutos do segundo tempo. Cruzamento perfeito de Jean, no pé do artilheiro, que, de primeira, bate na bola e marca o terceiro gol do Flu, o gol do título, o gol do Tetracampeonato Tricolor! Fluminense 3 x 2 Palmeiras! E ainda quatro minutos de acréscimo dado pelo juiz da partida, para matar de infarto os tricolores mais nervosos.
Com o jogo Vasco x Atlético Mineiro finalizado no Rio de Janeiro, bastava ao Flu ganhar. E ganhou! E o Fluminense é Tetracampeão Brasileiro, numa campanha incontestável: tem a melhor defesa, o melhor ataque, o artilheiro do campeonato, o melhor goleiro, o maior número de vitórias, o menor número de derrotas...
Ainda há três rodadas decisivas no BR-12. Decisivas para quem desce para a segunda divisão, e para quem disputará a Libertadores 2013. 
Com o empate com o Vasco, o Atlético Mineiro caiu da segunda para a terceira posição, deixando a vice-liderança para o Grêmio, que venceu o São Paulo. Grêmio e Galo já estão classificados para a Libertadores, mas para a última vaga ainda tem briga boa, pois com a derrota do São Paulo, o Botafogo chegou e ainda tem chances de conquistar a vaga. Abre o olho, São Paulo! 
Na parte de baixo, além do Palmeiras, correm risco Bahia, Portuguesa e Sport, que ainda podem se juntar aos já rebaixados Atlético Goianiense e Figueirense.
Já a parte do  meio, ah, essa está mesmo só cumprindo a tabela, para terminar o campeonato, já pensando, já se programando, ou não, para um ano de melhores e relevantes conquistas. 
O Fluminense hoje pode servir de exemplo para outros times que ainda não acreditam que investimento e boa gestão é que trazem bons resultados. O Flu vem de uma campanha milagrosa em 2009, onde se livrou de um rebaixamento, praticamente sacramentado, pela garra de seus jogadores. Em 2010 começou a se organizar melhor e conquistou o Brasileiro. Em 2011 brigou até o fim pela conquista terminando o campeonato em terceiro lugar, e, agora, em 2012, sagrou-se novamente campeão. Não é sorte. E não se pode desmerecer o título com falsas acusações de favorecimento por parte dos árbritos. O Flu foi tanto beneficiado quanto prejudicado, como todos. O diferencial do Flu para ser campeão chama-se boa gestão, investimento, dedicação e vontade. A diretoria do clube conseguiu manter a base de 2011, trouxe jogadores experientes, mesclou com jovens oriundos de Xerém, investiu em um Diretor de Futebol inteligente e extremamente competente, e trabalhou, sem reclamação, sem chororô.
O campeonato ainda nos reserva emoções nas rodadas finais, mas o título, ah, esse já tem dono, é o Fluminense, Tetracampeão Brasileiro!



3 comentários:

  1. Parabéns amiga!! Meu filhote comemorou muito, fico feliz por vocês (e sou mulamba, heim??), rs....
    Beijo imenso!!
    Va

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Va!!
    Q bom q Pedrinho curtiu! Acho q está na hr de vc repensar sobre seu time... rsrs...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Estou amando!!!! Parabéns pelo Fluzão \0/ Bjssss

    ResponderExcluir