segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tá Chegando a Hora...

E lá se vai o Campeonato Brasileiro embora. Apesar da conquista do campeonato antecipadamente pelo Fluminense, ainda nos resta grande emoção para a última rodada: a disputa pelo "não rebaixamento". Bahia, Portuguesa e Sport lutam para não ficarem com essa última vaga e se juntarem à Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense, que já estão na Segundona.
No domingo, em um jogo sensacional, emocionante até o último minuto, o Sport, jogando contra o Campeão Fluminense, mostrou que não está disposto a "aceitar" com tranquilidade o rebaixamento. Lutou, jogou muito bem, e esteve muito próximo de vencer a partida, e ficar um pouco menos pressionado, se não fossem boas defesas de Diego Cavalieri (o melhor goleiro do campeonato) e de Digão e Valencia, que tiraram bolas quase de dentro do gol! Ao final, com um empate em 1 x 1, o Sport continua na zona de rebaixamento, e só se salvará se vencer o clássico contra o Náutico, e Bahia ou Portuguesa perderem seus jogos. Domingo que vem promete mais emoção...
Porque a Portuguesa foi à Porto Alegre e venceu o Internacional. Sim, dentro do Beira-Rio, o Inter se encontrava totalmente perdido em campo. Sem emoção. Sem objetivo. Apesar de ter sido prejudicado pela arbitragem, com um pênalti não existente, pois a falta foi fora da área, e um impedimento de Leandro Damião também inexistente, o Inter se mostrou um time apático. Precisa de técnico, pois time tem. Bom time, bom elenco. Precisa de alguém que o arrume e administre egos, mimos e manias de jogadores. Quem conseguir isso, tem nas mãos um grande time. Já a Portuguesa vem jogando com o coração. E, apesar da corda bamba, ganhou um jogo importante, e depende só de um empate contra a Ponte Preta, em casa, para se salvar da Segunda Divisão.
Outro time que está entre a Cruz e a Espada é o Bahia. Bahia que entrou no segundo turno do campeonato muito bem, e depois caiu de produção inexplicavelmente, ao ponto de chegar , de novo, a lutar para não cair. Vencia o jogo em casa contra o Náutico, mas permitiu o empate. E agora, apesar de também depender apenas de um empate na última rodada, contra o lanterna do campeonato, é um jogo duríssimo, pois o Atlético Goianiense, mesmo já rebaixado, vem fazendo um final de campeonato honroso, com vitórias sobre o Santos e Palmeiras e empate com o Atlético Mineiro nas três últimas rodadas. 
Outro grande jogo dessa rodada foi Botafogo x Atlético Mineiro. Jogo de vira-vira, que terminou com a vitória do Atlético MG, levando também para a última rodada a disputa pela entrada direto na fase de grupos da Libertadores. A um ponto apenas do Grêmio, essa disputa é boa, e fica para a rodada de clássicos, e clássico nunca tem favorito!
E que venha domingo!


Mudando de Campeonato Brasileiro para Seleção Brasileira...
Fomos Campeões de uma Taça que não vale nada,contra a Argentina (tudo bem que vencer da Argentina é sempre bom!), no Superclássico das Américas. Fomos bicampeões. Em todo esse tempo de "Era Mano Menezes", foram nossos únicos títulos (???) conquistados.
Ontem o técnico Mano Menezes foi demitido, depois de testes com mais de cem jogadores, em dois anos de comando da seleção. Há os que ficaram tristes, mas há os que ficaram felizes, como eu. Não sei se seremos felizes com o futuro técnico, mas com o Mano a seleção Canarinho desceu à pior colocação no ranking FIFA, lugar onde jamais esteve: 14ª colocação em outubro de 2012. Uma vergonha para a única seleção pentacampeã do mundo. 
O novo treinador da Seleção Brasileira ainda não foi anunciado. Especula-se que só em janeiro, a fim de esperar o desempenho do Corinthians no Mundial Interclubes, e, assim, avaliar o técnico Tite. Outros nomes foram citados: Felipão, Abel Braga, Muricy Ramalho... Mas a melhor notícia para a torcida brasileira, que gosta mesmo de futebol,e entende um pouquinho que seja, foi a manchete de ontem do jornal Lance! que dizia em letras garrafais que Pep Guardiola (sim, ele, o maior vencedor de títulos com o Barcelona!) começaria a treinar no dia seguinte (no caso, hoje) a Seleção Brasileira, caso fosse convidado! E que só faria isso pela Seleção Brasileira! Os corações dos torcedores brasileiros, de norte a sul, encheram-se de alegria, e esperança! Não desmerecendo os técnicos brasileiros, que considero muito bons, alguns, claro, outros não concordo com métodos e propostas, mas enfim... 
O que penso é que a torcida brasileira precisa ser acalentada, ser reconquistada, precisa de um técnico que seja querido e unanimidade, como foi comprovado com inúmeras pesquisas feitas com o nome de Guardiola. Há tempos não há uma sintonia entre técnico, torcida e time, e a CBF precisa levar isso em conta, pois para qualquer brasileiro, de qualquer idade, não existe a opção "perder a copa do mundo em casa". E antes da Copa 2014, já no próximo ano, temos a Copa das Confederações. Em casa, também. 
Aguardando as próximas notícias da CBF...

Nenhum comentário:

Postar um comentário